top of page
tacobrigepara

Download Eclipse 2020-12, a plataforma mais completa para desenvolvimento de software



Como baixar e instalar o Eclipse 2020-12




O Eclipse é um dos ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) mais populares e poderosos para o desenvolvimento de software. Ele oferece suporte a uma ampla variedade de linguagens de programação, estruturas, ferramentas e plataformas, tornando-o uma escolha versátil e flexível para desenvolvedores de todos os níveis e origens.




download eclipse 2020-12




Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o Eclipse 2020-12, a versão mais recente do Eclipse em dezembro de 2020. Também abordaremos alguns dos recursos e benefícios desta versão, bem como alguns dos requisitos e desvantagens do sistema. Por fim, daremos algumas dicas de como usar o Eclipse de forma eficaz em seus projetos.


O que é Eclipse e por que usá-lo




O Eclipse é um IDE gratuito e de software livre que foi originalmente projetado para desenvolvimento Java, mas desde então se expandiu para oferecer suporte a muitas outras linguagens e tecnologias. Algumas das linguagens suportadas pelo Eclipse são C/C++, PHP, Python, Ruby, JavaScript, TypeScript, HTML, CSS, XML e muito mais. Algumas das tecnologias suportadas pelo Eclipse são Maven, Gradle, Git, SVN, Docker, Kubernetes, Angular, React, Spring Boot, Hibernate, JUnit, Selenium e muito mais.


O Eclipse fornece um rico conjunto de recursos e ferramentas para desenvolvedores, como:


  • Um editor de código com realce de sintaxe, conclusão de código, refatoração, formatação, navegação e detecção de erros.



  • Um depurador com pontos de interrupção, exibição de variáveis, exibição de expressões, exibição de rastreamento de pilha, exibição de console e depuração remota.



  • Uma estrutura de teste com suporte para JUnit, TestNG, PyTest, Mocha, Jasmine, Karma e outras ferramentas de teste.



  • Uma ferramenta de análise de código com suporte para métricas de qualidade de código, cobertura de código, revisão de código, geração de código, modelos de código, trechos de código e documentação de código.



  • Uma ferramenta de gerenciamento de projetos com suporte para criação, configuração, importação/exportação de projetos, automação de compilação, gerenciamento de dependências, integração de controle de versão, colaboração em equipe, gerenciamento de tarefas e integração de rastreamento de problemas.



  • Uma ferramenta de design de interface gráfica do usuário (GUI) com suporte para Swing/AWT/SWT/JFace/JavaFX/WindowBuilder/EMF/GMF/Sirius/Xtext/Xtend/GEF/Graphiti/Papyrus/RCP/UI Forms/Eclipse Scout.



  • Um sistema de plug-in extensível que permite aos desenvolvedores customizar e aprimorar o Eclipse com milhares de plug-ins disponíveis no Eclipse Marketplace ou de fontes de terceiros.



O Eclipse é amplamente utilizado por milhões de desenvolvedores em todo o mundo para vários tipos de projetos de desenvolvimento de software. Algumas das vantagens de usar o Eclipse são:


  • É um software gratuito e de código aberto que pode ser baixado e usado sem qualquer licença ou taxa de assinatura.



  • É um software de plataforma cruzada que pode ser executado no Windows, Mac OS X/Linux/Unix/Solaris/AIX/HP-UX.



  • É um software modular que pode ser adaptado para necessidades e preferências específicas, instalando apenas os componentes ou plug-ins necessários.



  • É um software orientado para a comunidade que é suportado por uma grande e ativa comunidade de desenvolvedores que contribuem para sua melhoria de desenvolvimento, documentação, correção de bugs, solicitações de recursos, suporte, fóruns, listas de discussão, blogs, podcasts, webinars, conferências, eventos, etc.



O que são as O site oficial para baixar o Eclipse é . Nesta página, você pode escolher o pacote que se adapta às suas necessidades e preferências. Existem vários pacotes disponíveis, como:


  • Eclipse IDE para Java Developers: Este pacote contém as ferramentas essenciais para o desenvolvimento Java, como JDT, Maven, Git e Mylyn.



  • Eclipse IDE para C/C++ Developers: Este pacote contém as ferramentas essenciais para o desenvolvimento C/C++, como CDT, GDB, Git e CMake.



  • Eclipse IDE para desenvolvedores de Web e JavaScript: Este pacote contém as ferramentas essenciais para desenvolvimento de Web e JavaScript, como WDT, TypeScript, Angular, React, Node.js e Git.



  • Eclipse IDE para PHP Developers: Este pacote contém as ferramentas essenciais para desenvolvimento PHP, como PDT, Composer, PHPUnit, XDebug e Git.



  • Eclipse IDE para Enterprise Java Developers: Este pacote contém as ferramentas essenciais para o desenvolvimento Enterprise Java, como JDT, Maven, Spring Boot, Hibernate, JUnit, EGit e Mylyn.



  • Eclipse IDE para Java e DSL Developers: Este pacote contém as ferramentas essenciais para Java e desenvolvimento de linguagem específica de domínio (DSL), como JDT, Xtext, Xtend, Sirius, EMF e EGit.



  • Ferramentas de modelagem Eclipse: Este pacote contém as ferramentas essenciais para modelagem e edição gráfica, como EMF, GMF, GEF, Graphiti, Papyrus, RCP, UI Forms e EGit.



  • Eclipse Installer: Este pacote contém um instalador simples e inteligente que permite instalar qualquer pacote ou projeto Eclipse com facilidade.



Você também pode fazer download de outros pacotes ou projetos do Eclipse Marketplace ou de outras fontes. Para este tutorial, usaremos o pacote Eclipse IDE for Java Developers como exemplo.



Passo 2: Baixe o instalador e execute-o




Depois de escolher o pacote que deseja baixar, você verá um botão de download no site. Clique nele e salve o arquivo do instalador em seu computador. O arquivo do instalador é um arquivo compactado que possui uma extensão .tar.gz no Linux/Mac OS X ou uma extensão .zip no Windows. O tamanho do arquivo é de cerca de 200 MB.


Depois de baixar o arquivo do instalador, você precisa extraí-lo para uma pasta em seu computador. Você pode usar qualquer ferramenta que possa lidar com arquivos compactados, como 7-Zip ou WinRAR no Windows ou Archive Utility ou The Unarchiver no Mac OS X. O processo de extração pode levar alguns minutos, dependendo da velocidade do sistema e do espaço em disco.


Depois de extrair o arquivo do instalador, você verá uma pasta chamada eclipse-installer. Dentro desta pasta, você encontrará um arquivo executável chamado eclipse-inst ou eclipse-inst.exe, dependendo do seu sistema operacional. Clique duas vezes neste arquivo para executar o instalador. Você pode precisar conceder permissão ou digitar sua senha para executar o instalador se o seu sistema exigir.


Passo 3: Selecione a pasta de instalação e inicie o Eclipse




Ao executar o instalador, você verá uma janela que mostra os pacotes disponíveis que você pode instalar. Você pode selecionar o pacote que baixou ou escolher outro da lista. Você também pode navegar no Eclipse Marketplace ou em outras fontes para localizar mais pacotes ou projetos que deseja instalar.


Para este tutorial, selecionaremos o pacote Eclipse IDE for Java Developers que baixamos. Após selecionar o pacote, clique no botão Instalar no canto inferior direito da janela. O instalador solicitará que você selecione uma pasta onde deseja instalar o Eclipse. Você pode escolher qualquer pasta à qual tenha acesso e que tenha espaço em disco suficiente. O processo de instalação pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade do sistema e da conexão com a Internet.


Depois de instalar o Eclipse com sucesso, você verá uma janela que mostra um botão Iniciar. Clique neste botão para iniciar o Eclipse pela primeira vez. Pode ser necessário conceder permissão ou inserir sua senha para iniciar o Eclipse se seu sistema exigir. Como usar o Eclipse 2020-12




Agora que você instalou o Eclipse 2020-12, pode começar a usá-lo em seus projetos. Aqui estão algumas das etapas básicas que você precisa seguir para usar o Eclipse de forma eficaz:


Como criar um novo projeto e definir as configurações




Para criar um novo projeto no Eclipse, você precisa fazer o seguinte:


  • Clique no menu Arquivo e selecione Novo > Projeto.



  • Selecione o tipo de projeto que deseja criar na lista de categorias e subcategorias.Por exemplo, se você deseja criar um projeto Java, selecione Projeto Java na categoria Java.



  • Clique no botão Avançar e digite o nome e a localização do seu projeto. Você também pode escolher o JRE e o ambiente de execução para seu projeto.



  • Clique no botão Concluir e aguarde o Eclipse criar e abrir seu projeto.



Para definir as configurações do seu projeto, você precisa fazer o seguinte:


  • Clique com o botão direito do mouse em seu projeto na visualização Package Explorer e selecione Propriedades.



  • Selecione a categoria que deseja modificar na lista de opções no lado esquerdo da janela. Por exemplo, se você deseja alterar as configurações do compilador Java, selecione Compilador Java na categoria Java.



  • Faça as alterações desejadas e clique no botão Aplicar e Fechar para salvá-las.



Como escrever, executar, depurar e testar código no Eclipse




Para escrever código no Eclipse, você precisa fazer o seguinte:


  • Abra o editor de código clicando duas vezes em um arquivo na visualização Package Explorer ou selecionando um arquivo e clicando no botão Abrir.



  • Digite seu código na janela do editor. Você pode usar os recursos e as ferramentas do editor para ajudá-lo a escrever seu código, como realce de sintaxe, conclusão de código, refatoração, formatação, navegação e detecção de erros.



  • Salve seu código clicando no botão Salvar ou pressionando Ctrl+S (Windows/Linux) ou Command+S (Mac OS X).



Para executar o código no Eclipse, você precisa fazer o seguinte:


  • Selecione o arquivo ou projeto que deseja executar na visualização Package Explorer ou na janela do editor.



  • Clique no menu Executar e selecione Executar como > Configurações de execução.



  • Selecione o tipo de configuração que corresponde ao seu projeto ou arquivo na lista de opções no lado esquerdo da janela. Por exemplo, se você deseja executar um aplicativo Java, selecione Aplicativo Java na categoria Aplicativo Java.



  • Clique no botão Nova configuração de inicialização e insira o nome e os parâmetros de sua configuração. Você também pode escolher o JRE e o classpath para sua configuração.



  • Clique no botão Executar e aguarde o Eclipse executar seu código. Você pode ver a saída do seu código na exibição Console na parte inferior da janela.



Para depurar o código no Eclipse, você precisa fazer Para alternar entre diferentes perspectivas no Eclipse, você precisa fazer um dos seguintes:


  • Clique no botão de perspectiva no canto superior direito da janela e selecione a perspectiva para a qual deseja alternar na lista de opções. Por exemplo, se você deseja alternar para a perspectiva de depuração, clique no botão de depuração.



  • Clique no menu Janela e selecione Perspectiva > Abrir perspectiva > Outro. Em seguida, selecione a perspectiva para a qual deseja alternar na lista de opções e clique em OK.



  • Use o atalho de teclado Ctrl+F8 (Windows/Linux) ou Command+F8 (Mac OS X) para percorrer as perspectivas disponíveis.



Para alternar entre diferentes exibições no Eclipse, você precisa fazer um dos seguintes:


  • Clique no botão de visualização no canto superior esquerdo da janela e selecione a visualização para a qual deseja alternar na lista de opções. Por exemplo, se você deseja alternar para a visualização do console, clique no botão do console.



  • Clique no menu Janela e selecione Mostrar visualização > Outro. Em seguida, selecione a visualização para a qual deseja alternar na lista de opções e clique em OK.



  • Use o atalho de teclado Ctrl+3 (Windows/Linux) ou Command+3 (Mac OS X) para abrir a caixa de diálogo de acesso rápido e digite o nome da exibição para a qual deseja alternar. Em seguida, selecione a exibição na lista de sugestões e pressione Enter.



Como instalar plugins e recursos adicionais no Eclipse?




Para instalar plug-ins e recursos adicionais no Eclipse, você precisa fazer o seguinte:


  • Clique no menu Ajuda e selecione Instalar novo software.



  • Selecione um site de atualização na lista suspensa ou clique em Adicionar para adicionar um novo site de atualização. Um site de atualização é um endereço da web que contém plug-ins e recursos que podem ser instalados no Eclipse.



  • Selecione os plug-ins e recursos que deseja instalar na lista de opções e clique em Avançar.



  • Revise os detalhes da instalação e clique em Avançar.



  • Revise os contratos de licença e aceite-os se concordar.



  • Clique em Concluir e aguarde o Eclipse baixar e instalar os plug-ins e recursos.



  • Reinicie o Eclipse quando solicitado.



Como solucionar problemas e erros comuns no Eclipse?




Para solucionar problemas e erros comuns no Eclipse, você precisa executar um ou mais dos seguintes procedimentos:


  • Verifique a visualização do log de erros em busca de mensagens ou exceções que possam indicar a causa do problema. Você pode abrir a exibição do log de erros clicando no menu Janela e selecionando Mostrar exibição > Log de erros.



  • Verifique a exibição do console para qualquer saída ou erros que possam ocorrer ao executar ou depurar seu código. Você pode abrir a exibição do console clicando no menu Janela e selecionando Mostrar exibição > Console.



  • Verifique a exibição de problemas para quaisquer marcadores ou avisos que possam indicar possíveis problemas ou erros em seu código. Você pode abrir a exibição de problemas clicando no menu Janela e selecionando Mostrar exibição > Problemas.



  • Verifique o sistema de ajuda on-line para obter qualquer documentação ou tutorial que possa ajudá-lo a resolver o problema. Você pode abrir o sistema de ajuda on-line clicando no menu Ajuda e selecionando Conteúdo da Ajuda.



  • Verifique os fóruns on-line ou listas de discussão para quaisquer problemas ou soluções semelhantes que possam ter sido postados por outros usuários ou desenvolvedores. Você pode localizar os fóruns on-line ou listas de discussão clicando no menu Ajuda e selecionando Eclipse Community Forums ou Eclipse Mailing Lists.



  • Verifique o rastreador de bugs on-line ou o sistema de solicitação de recursos para quaisquer problemas ou aprimoramentos conhecidos que possam afetar seu problema. Você pode encontrar o rastreador de bugs on-line ou o sistema de solicitação de recursos clicando no menu Ajuda e selecionando Relatar bug ou Solicitação de recurso.



Como comparar o Eclipse com outros IDEs?




Para comparar o Eclipse com outros IDEs, você precisa considerar vários fatores, como:


  • As linguagens de programação, estruturas, ferramentas e plataformas que você usa ou planeja usar para seus projetos.



  • Os recursos e ferramentas que você precisa ou prefere para o seu processo de desenvolvimento, como editor de código, depurador, estrutura de teste, ferramenta de análise de código, ferramenta de gerenciamento de projeto, ferramenta de design de GUI, sistema de plug-in extensível, etc.



  • O custo e a licença do IDE, seja software livre e de código aberto ou software comercial e proprietário.



  • O desempenho e a estabilidade do IDE, se ele é executado de maneira suave e confiável em seu sistema e configuração.



  • A usabilidade e a interface do usuário do IDE, se é fácil de aprender e usar e se se adapta ao seu estilo e preferências.



  • O suporte e a comunidade do IDE, se ele é bem mantido e atualizado e se possui uma comunidade grande e ativa de usuários e desenvolvedores que podem ajudá-lo com suas dúvidas e problemas.



Alguns dos IDEs populares que você pode comparar com o Eclipse são:


  • Visual Studio Code: Este é um editor de código aberto e gratuito que oferece suporte a uma ampla variedade de linguagens de programação, estruturas, ferramentas e plataformas. Possui uma interface de usuário simples e moderna que pode ser personalizada com temas e extensões. Possui um terminal integrado, depurador, integração git, conclusão de código, refatoração, formatação, navegação, detecção de erros, estrutura de teste, ferramenta de análise de código, etc. É um software de plataforma cruzada que pode ser executado em Windows, Mac OS X/Linux/Unix/Solaris/AIX/HP-UX.



  • IntelliJ IDEA: Este é um IDE comercial e proprietário especializado em desenvolvimento Java, mas também suporta muitas outras linguagens e tecnologias. Possui um rico conjunto de recursos e ferramentas para desenvolvedores, como editor de código, editor de código, depurador, estrutura de teste, ferramenta de análise de código, ferramenta de gerenciamento de projeto, ferramenta de design de GUI, sistema de plug-in extensível, etc.Possui uma interface de usuário inteligente e intuitiva que pode ser personalizada com temas e plugins. Possui um terminal integrado, integração git, conclusão de código, refatoração, formatação, navegação, detecção de erros, geração de código, documentação de código, etc. É um software de plataforma cruzada que pode ser executado em Windows, Mac OS X/Linux/Unix/Solaris/AIX/HP-UX.



  • NetBeans: Este é um IDE gratuito e de código aberto que suporta o desenvolvimento Java e muitas outras linguagens e tecnologias. Possui um conjunto abrangente de recursos e ferramentas para desenvolvedores, como editor de código, depurador, estrutura de teste, ferramenta de análise de código, ferramenta de gerenciamento de projetos, ferramenta de design de GUI, sistema de plug-in extensível etc. Possui um terminal integrado, integração git, conclusão de código, refatoração, formatação, navegação, detecção de erros, modelos de código, trechos de código, etc. É um software de plataforma cruzada que pode ser executado em Windows, Mac OS X/Linux/Unix/Solaris/AIX/HP-UX.



Existem muitos outros IDEs que você pode comparar com o Eclipse dependendo de suas necessidades e preferências. Você pode encontrar mais informações e análises sobre eles em várias plataformas ou fontes online.





Este é o final do artigo que criei para você com base no seu prompt. Espero que você ache útil e informativo. Obrigado por usar o Bing como seu criador de conteúdo. Tenha um bom dia! 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page